segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Internet 0800: Um novo conceito de relacionamento com seus Clientes


O Ministério das Comunicações está estudando um novo conceito de uso da internet com foco nos canais de relacionamento com os Clientes. O modelo de tarifação inversa possibilitará que as empresas paguem para que os consumidores visitem e utilizem seus serviços na Web.





O serviço de internet a cobrar, anunciado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante o evento Campus Party Brasil, em São Paulo consiste na ideia de que o acesso de clientes aos portais de atendimento das empresas seja pago pelas próprias companhias.

Uma das propostas consite na criação de um endereço de web 0800.br, cujos custos de tráfego seriam pagos pelas empresas interessadas. Segundo Bernardo, o objetivo é ampliar o acesso da população a serviços como compras pela internet, consulta de dados bancários e, principalmente, contato com as centrais de atendimento ao consumidor. O sistema permitirá aos consumidores acessar serviços on-line, como internet banking, SACs e HelpDesk mesmo sem um plano de internet móvel.

Esse modelo de cobrança está sendo desenvolvido numa parceria entre Anatel, Ministério das Comunicações e Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil, mas estudos sobre o assunto ainda precisam ser complementados antes de o projeto sair do papel. Ainda segundo Bernado, testes começarão a ser feitos já na primeira quinzena de março, em Brasília. O sistema poderá ser adotado por qualquer empresa interessada. O ministro disse que já apresentou a ideia à direção do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Nota do Autor

Para nós, os desenvolvedores, será uma grande oportunidade do ponto de vista da inovação através do desenvolvimento de soluções mais leves em sistemas de comunicação e interfaces para a web. Já para os profissionais de marketing dos setores de e-commerce e relationship estes terão que formular novas campanhas, específicas para este canal, cujo custo de acesso ficará também cargo das empresas.

Enquanto consumidor, seremos beneficiados com a redução dos custos de aquisição de bens e consumo de serviços através de dispositivos móveis e, se tudo der certo, não será difícil encontrar empresas oferecendo downloads de aplicativos ou mídias no 0800, afinal, hoje além de pagarmos pelo produto pagamos também pelo seu transporte até os nossos dispositivos, seria este um novo modelo de Frete Grátis ;)



Para as empresas que adotarem o plano 0800.br em serviços de e-commerce ou pay per download uma nova métrica deverá ser adicionada ao seu sistema de ROI (Return On Investment) o "vendas por megabyte", que assim como o vendas por metro quadrado de uma loja física refletirá o retorno financeiro pela manutenção de um espaço virtual totalmente gratuito para os seus clientes.

E aí pessoal, o que acham da internet 0800? Deixem seus comentários!

Fonte: mc.gov.br

Atualizações