quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tizen: Sansung e Intel se unem em novo sistema operacional



Tizen é um projeto de sistema operacional de código aberto, portanto mais flexível quanto aos tipos de aplicações suportadas, e como tal será hospedado pela Linux Foundation, e mantido por fabricantes de dispositivos móveis e por operadoras como a Vodafone.


Sistema desenvolvido pela Intel junto com o Bada, da Samsung tal qual o MeeGo fruto da antiga parceria da Intel com a Nokia, será suportado por Netbooks, Smartphones, Tablets, Sistemas de Informação Veicular e Smart TVs.

Plataforma de Software

O Tizen irá fornecer um ambiente robusto e flexível para desenvolvedores de aplicativos baseado em HTML5 e uma comunidade para vendas. O Tizen SDK e a API permitirá aos desenvolvedores utilizar o HTML5 e tecnologias web relacionadas tornando seus produtos compatíveis com os diversos dispositivos que suportem o SO.

A figura abaixo ilustra a arquitetura do Tizen para Smartphone e Tablet. Ele consiste de três camadas: aplicação, o núcleo e o kernel, sendo o acesso direto ao Core necessário somente para desenvolvimento de aplicativos específicos para a plataforma do dispositivo.

Foto Reprodução/Tizen.org (Clique para ampliar)


Para os interessados já é possível desenvolver seus aplicativos para o Tizen, na página do desenvolvedor está disponível o SDK que possui um emulador, uma Comunidade de desenvolvedores e acesso ao código-fonte do sistema operacional.

Com este novo investimento os smartphones da Sul-Coreana contam agora com quatro diferentes sistemas: Android, Windows, Tizen e Bada, está previsto para este ano o lançamento de dois ou três smartphones equipados com o Tizen. A iniciativa não prevê, para já, o fim do Bada, assim como o Tizen não será o principal OS dos aparelhos da Samsung, uma vez que continuará a apostar preferencialmente nos sistemas Android e Windows.

Fonte: tizen.org


Atualizações