terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Google destaca informações do Google+ em buscas

O Google começou a testar novos recursos em seu buscador, a exibição de resultados do Google+, estes recursos levarão informações do seu perfil ou página na rede social da Gigante de Buscas para a primeira página.

No último dia 10, por meio de seu blog oficial, a empresa de Larry Page, anunciou a ferramenta "Search, plus your world" em tradução literal seria algo como “Pesquisa, mais do seu mundo”. Dentre as informações exibidas incluem fotos do perfil de usuários do Google+, albúm de fotos do Picasa, sugestão de empresas e lugares relacionados que possuem uma conta no Google+.

Imagem do blog oficial do Google. A seta verde destaca o botão que ativa/desativa o serviço (Foto: Reprodução)

Ao que parece não só usuários do Plus serão afetados pela nova ferramenta, conforme poderemos conferir na figura abaixo, informações e perfis públicos relacionado aos termos também serão exibidos.

Informações do Google+ disponíveis no buscador


Segundo o blog oficial, a ferramenta é uma extensão do Google Social Search, recurso lançado em 2009 que dava ênfase a conteúdo público de amigos, como postagens em blogs.


O recurso está em disponível somente na versão em inglês. Um vídeo explicativo também em inglês está disponível no site. Segundo a assessoria do Google no Brasil, a versão em português da ferramenta ainda não tem previsão de lançamento.

Nota do Autor

A exibição de informações do Google+ nos resultados de busca será um ótimo recurso a ser explorado por profissionais em SEO e Marketing Digital. Ter um perfil ou página no Google+ será um requisito obrigatório para aqueles que querem aumentar as chances de figurar sua empresa ou produto na página inicial.

A repercussão de uma campanha será refletida no buscador, o resultado depende do assunto, links compartilhados, local, comentários e títulos das postagens o mesmo se aplica a fotos do Picasa, para isso é necessário que as informações sejam públicas, pois o usuário pode escolher não permitir a exibição de suas informações nos resultados. Estes recursos além de agregar valor a  rede social atrairá novos usuários para o Google+.

E você, o que achou da nova ferramenta? Será que o Google+ vai bater o Facebook? Comente!

Fonte: Google Blog, G1

Atualizações