domingo, 29 de janeiro de 2012

Focus On The User: Socialização de Buscas do Google

Conheça Focus On The User uma ferramenta de socialização de buscas desenvolvida por engenheiros do Facebook, MySpace e Twitter com o objetivo de concorrer com o Plus Your World, do Google.






A ferramenta Plus Your World, do Google, será responsável por indexar o conteúdo que seus amigos postarem no Plus (Google+), e serão exibidos quando relacionados aos termos de busca, ou seja, se você procurar por um determinado produto ou local, postagens relacionadas ao que foi procurado estarão nos resultados, em uma guia separada.

Diante de um cenário hostil para as demais empresas, engenheiros do Twitter, Facebook e MySpace têm trabalhado em conjunto para fornecer aos internautas um aplicativo de pesquisa muito mais social. Este aplicativo dá acesso aos próprios algoritmos de busca do Google, mas também a resultados mais populares, sejam eles do Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social.

"A ferramenta usa a própria média de relevância do site - o page rank das buscas orgânicas - para determinar qual conteúdo social deve aparecer nas áreas onde os resultados do Google+ estão pré-determinados", diz um texto no Focus On The User.

De acordo com os criadores, o código do serviço será aberto para que qualquer pessoa possa usá-lo e melhorá-lo. Abaixo você poderá assistir a um vídeo com algumas demonstrações do que o software desenvolvido pela parceria Facebook, Twitter e MySpace pode fazer.


Como Usar


O Focus on the User já está disponível, para ativá-lo basta acessar http://www.focusontheuser.org:
  1. clique em "Try a More Relevant Google";
  2. clique em "Don't be evil"  (não seja mau) e arraste até a sua barra de favoritos. 

Depois é só fazer uma pesquisa e clicar no ícone do "Don't be evil" para socializar os resultados do Google. O site ainda fornece extensões para Firefox e Chrome: https://www.focusontheuser.org/extensions.php.

Nota do Autor

Focus On The User é uma empreitada que busca combater a manipulação de resultados em um mercado em que o Google é líder, o de buscas. Com foco no usuário e em sua liberdade de escolha, recentemente tolhida com a nova Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google, que estabelecem que o usuário não terá a possibilidade de escolher quando e quais informações pessoais serão compartilhadas entre os diversos serviços (Chrome, Plus, Docs, Gmail, Blogger...) oferecidos pela gigante de buscas.

Estas mudanças são prova de que a empresa está disposta a usar de todos os artifícios afim de tornar-se líder no seguimento de redes sociais.

Distribuído sob código-aberto, Focus On The User é uma iniciativa válida visto que trará maior transparência aos resultados de busca, o mesmo não pode se dizer sobre a relevância em relação ao que se procura, falta saber qual será a reação do Google uma vez que esta ferramenta manipula os resultados oferecidos pelo buscador da empresa, o que fere os Termos de Serviço tanto do buscador como do Chrome ao utilizar a extensão.

Para saber mais sobre o Plus Your World e como ele afeta o resultados das buscas, leia Google destaca informações do Google+ em buscas.

Qual a sua opnião? Deixe seu comentário. Compartilhe esta informação!

Atualizações