quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atualização do MeeGo para N9: MeeGo Harmattan PR1.2 já está disponível

Nokia cumpri sua palavra e oferecerá atualização do MeeGo para N9.

Embora a Nokia não tenha planos de produzir novos smartphones com MeeGo, ela está cumprindo a palavra de apoio permanente do software para o N9, preparando uma segunda atualização do SO para a plataforma.



 A atualização MeeGo Harmattan 1.2 beta  foi anunciada através do blog do desenvolvedor da Nokia e será lançada em breve para os desenvolvedores de N950. O N950 é um dispositivo somente para desenvolvedores, onde as atualizações de software em desenvolvimento são testadas antes de seu lançamento para o público do smartphones N9.

A atualização incluí mais de 3.000 correções de software, recursos adicionais e melhorias. Há um rumor que uma app de vídeo chamada será incluída, juntamente com pastas de aplicativos na tela inicial, e uma atualização da interface de câmera e galeria.

Em nossa revisão do N9, estamos aumentando a organização da Galeria por ter um software pobre e instável. Esta atualização pode fazer o segredo para transformar um telefone simples em um que fornece uma experiência agradável.

O Diretor de aplicativos para MeeGo da Nokia, Sotiris Makyglannis, deu a entender no Twitter que o software poderia estar disponível para o N9 até Fevereiro e continurá a oferecer suporte com uma "pequena mas valiosa" atualização para 1.3. Apesar da atenção da Nokia está voltada por Windows Phone, é bom ver que a empresa não abandonou seus clientes fiéis, ainda mostrando alguma dedicação ao MeeGo.

Análise do MeeGo

MeeGo é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela Nokia em parceria com a Intel e mantido pela Linux Software Foundation. Disponível para Handsets, Netbooks, Tablets e Sistemas de Localização para veículos teve seu investimento reduzido e a produção de Smartphones compatíveis interrompida com o anúncio da parceria Microsoft e Windows Phone.


Disponível para a arquitetura Intel Aton 32 (ia32), o que lhe fornece compatibilidade com a maioria de netbooks do mercado. O MeeGo pode ser obtido na página do projeto e ser facilmente instalado em um Netbook com o auxílio de um pendrive, visto que sua imagem possui menos de 900MB e oferece um desempenho incrível nestes dispositivos.

Hardware

Por ser baseado em Linux suporta a instalação de pacotes como o ntfs-3g para manipulação de NTFS, em Netbook o reconhecimento de dispositivos bluetooth, wireless, webcam e todos os celulares da Nokia é feita de forma automática, talvez por este motivo a instalação de pacotes usb-modswitch para uso de adaptadores de rede 3G não sejam nativamente suportado.

Software

Clique para ampliar
O ambiente do MeeGo é baseado em Gnome, no site do desenvolvedor há um SDK para desenvolvimento em Qt. Sua interface possui alguns efeitos de animação e apresenta seus recursos em abas o que permite a utilização tanto com o mouse como em telas touchscreen.

O MeeGo possui um Sistema de Atualização e um Catálogo de Software que permite a instalação de aplicativos como LibreOffice e Gimp.

Além de ferramentas de administração e um terminal o MeeGo possui inúmeros aplicativos de comunicação e integração com redes sociais.

Porém há um fato curioso, pelo menos na versão 1.2, o sistema não oferece as opções de comandos gráficos para Desligar, que é realizada apertando o botão Liga/Desliga do dispositivo, assim como não possui a opção de reiniciar o sistema, característica dos celulares :\.

Fim da Parceria com a Intel

Com a saída da Nokia a Intel que desde 2007 investe na tentativa de se consolidar no segmento de dispositivos móveis dominados por processadores ARM, desta vez realizou uma parceria com a Sansung para desenvolvimento de um sistema operacional a partir da fusão do Tizen densenvolvido pela Intel com o Bada da Sansung.

Atualizações