quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Instalação do Slackware usando um Pendrive de Boot



Aprenda a instalar o Slackware em dual boot com Windows utilizando um pendrive de boot de 2GB.

Este tutorial foi escrito admitindo que no dispositivo não possui drive de DVD e apenas uma unidade de disco (HD) com o Windows de fábrica



Introdução

Slackware Linux é a mais antiga e conhecida distribuição GNU/Linux ainda em evidência. Criada e mantida por Patrick Volkerding, tem como característica a simplicidade e estabilidade, alcançando o padrão de distribuição mais Unix-like, pois coloca seus usuários nas camadas de configuração em console de modo texto para uma total personalização do ambiente.


Além de seu uso profissional, é considerado também como uma distribuição de nível acadêmico, mantendo uma vasta documentação atualizada em sua raiz, para os usuários que necessitem de maior conhecimento para dominá-lo, mantém-se leve e robusta e todos os seus lançamentos são estáveis, trazendo consigo a mesma estrutura de organização e gerenciamento de pacotes, contendo todos os pacotes necessários para montar servidores e desktops sem a necessidade de downloads de pacotes adicionais.


Os releases do Slackware são oficialmente mantidos para a plataforma Intel x86, AMD x86-64, IBM S/390 e processadores de arquitetura ARM.

Referência: Wikipédia.

Instalação

Se você pretende iniciar no mundo Linux em grande estilo, seja como desenvolvedor, administrador de sistemas ou um usuário avançado, o Slackware é a opção certa. Cientes da missão e do mundo de possibilidades que nos espera vamos iniciar com a instalação.

Características do Netbook

Como prova de que o Slackware é uma versão leve vou utilizar um netbook simples  com as seguintes característcas:

Monitor: 10.1" SVGA@1024x600
Processador Intel Aton N450 @ 1.66Ghz com chipset Intel NM310
Memória RAM: 2GB DDR2 667Hz
Áudio: Realtek
HD: 250GB, 5400RPM
Leitor de Cartões: SD, MMC, MS, MS-PRO

Material necessário


Perdrive 2.0GB
DVD ou ISO do Slackware 13.37x64 (current) ou Slackware 13.37 i386(current)
Defraggle
Unetbootin-windows

Procedimentos

1º Passo - Criando um Pendrive de Boot do Slackware

Certifique-se que seu pendrive não possui dados importantes e formate-o utilizando o sistema de arquivos FAT32.
  • No Windows 7, clique com o botão direto sobre o ícone do dispositivo em seguida clique em Formatar... aguarde a conclusão.
Coloque o DVD de instalação no drive e execute o Unetbootin-windows

Dica: Utilize um emulador de ISO ou extraia o conteúdo utilizando um descompactador (7zip), você poderá executar os procedimentos fazendo referência ao diretório onde a ISO foi descompactada, desta forma você economiza dinheiro com DVD e não agride ao meio ambiente. :v

  • Marque a opção Imagem de disco clique no botão [...] e localize e selecione o arquivo usbboot.img na pasta "usb-and-pxe-installers" do DVD de instalação;
  • Na opção Unidade selecione a letra correspondente ao seu pendrive, verifique através do Windows Explorer para não apagar uma unidade de disco local;
  • Clique em OK.
Ao término do processo de criação do pendrive de boot não reinicie o sistema ainda. Clique no botão Sair e pelo Windows Explorer copie o conteúdo do DVD, excetuando-se a pasta Source.

A pasta Source corresponde ao código-fonte do Slackware necessário para a compilação do Kernel em  algumas casos de configurações e instalação de novos drivers, para a instalação do código utilize um pendrive com mais de 4GB.

Após o término da cópia dos arquivos teremos um pendrive de instalação do Slackware.

2º Passo - Particionamento do HD no Windows 7

Instale o Defraggler, e em seguida execute-o para desfragmentação do seu HD, aguarde a conclusão...

Obs: A desfragmentação do disco permitirá que o sistema disponibilize mais espaço livre para o processo de diminuição do volume do Windows.

Após desfragmentar o HD vamos particioná-lo alocando espaço na partição do Windows.
  • Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu Computador em sua Área de Trabalho, em seguida clique em Gerenciar;
  • Na janela do Gerenciador de Discos clique sobre a opção Gerenciamento de discos em seguida clique com o botão esquerdo do mouse sobre a Unidade/Partição onde deseja obter espaço (neste caso do Windows) para o Slackware e selecione a opção Diminuir Volume;
  • Recomendo algo em torno de 40GB, pois deste valor ainda vamos reservar o espaço para a swap, clique no botão "Diminuir".
Caso você tenha dificuldades de utilizar o Gerenciador de Discos, recomendo a leitura deste tutorial do Carlos Morimoto: Gerenciando discos do Windows
    Após o particionamento teremos duas partições a C:\ do Windows e outra vazia, repita os procedimento, agora com a partição vazia, de forma a obter a seguinte configuração:

    C:\ Windows 7
    D:\ provável swap (1GB)
    E:\ provável /  (EXT3 ou 4 38GB)

    3° Passo - Instalando o Slackware a partir do pendrive

    Plug o Pendrive, reinicie o dispositivo e entre no SETUP. Geralmente durante o POST (processo de teste do hardware para inicialização) é possível acessar o Setup da placa-mãe pressionando a tecla Delete, F2 ou F12 consulte o manual do seu fabricante. No netbook Philco é F2.
    • Na seção Boot, verifique se a opção de Boot através de dispositivos removíveis está ativada.
    • Pressione F10 para salvar as alterações e sair. Seu computador reiniciará.
    • Novamente durante o POST pressione F10 ou F8, geralmente estas teclas possibilitam a escolha do dispositivo ao qual deverá ser realizado o Boot, consulte o manual do fabricante.
    • Selecione o dispositivo USB, e pressione ENTER. Nesse momento aparecerá a tela do Loader do UNetbootin.
    • Pressione ENTER e será realizado o carregamento de um kernel que finalizará com um prompt de instalação do Slackware.
    • Pressione ENTER novamente e o kernel do Slackware será carregado. Esta etapa costuma demorar bastante, então aguarde pacientemente...


    Após o carregamento do Kernel  você será solicitado a selecionar o layout de teclado:
    • Digite 1 pressione ENTER;
    • Selecione qwert/br-abnt2.map e pressione ENTER para confirmar;
    • Em seguida será solicitado que teste seu teclado, verifique se o "ç" está aparecendo corretamente, em caso negativo Digite 2 para selecionar outro layout, em caso positivo digite 1 e ENTER para continuar.
    Agora será apresentado um Prompt  onde deverá digitar "root" para entrar no sistema e configurar as partições Linux, execute o comando:

    cfdisk /dev/sda
    • Selecione a partição reservada para a swap, selecione a opção FORMAT, será exibida uma lista de sistems de arquivo, digite o número correspondente a LINUX SWAP e pressione ENTER.
    • Selecione a partição reservada para a instalação do Slack, selecione a opção FORMAT, em seguida digite o número correspondente ao formato desejado EXT2, EXT3,... e pressione ENTER.
    • Selecione a opção WRITE, pressione ENTER e em seguida QUIT.
    De volta ao prompt de instalação, digite setup para iniciar a instalação do Slackware. Você será solicitado a escolher o layout de teclado:
    • Tecle 1 para entrar na lista e em seguida ENTER;
    • Escolha o layout de Teclado "br-abnt2.map", pressione ENTER;
    • Tecle 1 para confirmar o layout sem realizar testes, em seguida pressione ENTER;
    • No menu que surgir selecione a opção ADDSWAP o sistema identificará automaticamente a partição com esta formatação, pressione ENTER para aceitar;
    • Pressione ENTER para Formatá-la sem verificação por BAD BLOCKS;
    • A tela seguinte lhe solicitará a escolha da partição onde o sistema será instalado, escolhida automática mente a partição formatada em pressione ENTER para aceitar a partição escolhida;
    • Pressione ENTER novamente para formatar a partição;
    • Pressione ENTER para adicionar / ao /etc/fstab.
    O Setup informará que partições do tipo FAT ou NTFS foram encontradas:
    • Pressione ENTER caso queira acessar o windows através do Slackware.
    • Selecione a partição, pressione ENTER;
    • informe o ponto de montagem. Ex. /windows e pressione ENTER.
    Será solicitado a escolha da Fonte de Instalação do Slackware:
    Selecione a opção 2 (Install from a hard drive partition) e pressione ENTER.
    Execute o comando (digite-o e pressione Enter)

    /dev/sdb1

    Em nossa configuração este é o pendrive, caso não tenha seguido nossa configuração deixe o campo vazio pressione ENTER e uma lista de partições será exibida, selecione a que você identificar como sendo seu pendrive.

    Nota: No linux as unidades de disco são identificadas por um sdxn com (x = a, b, c... e n = 1,2,3...) onde 'a' é sempre o disco primário e 'n' indica a partição.

    Informe agora a pasta onde estão os arquivos de instalação. Digite: slackware64 e pressione ENTER.

    Na tela seguinte selecione os pacotes que deseja instalar, caso queira seu Slackware em português marque a opção KDEI. Se preferir, economizar espaço poderá após a instalação do Slackware instalar o pacote kde-l10n-pt_BR-4.4.3-noarch-1.txz localizado no diretório /slackware64/kdei do DVD de instalação com o comando:
    $installpkg kde-l10n-pt_BR-4.4.3-noarch-1.txz

    • Desmarque a coaixa Linux Kernel source se você está utilizando o pendrive de 2G e não copiou a pasta Source.
    • Na tela seguinte será exibido a escolha do "Modo de Instalação" por padrão é o modo full, pressione ENTER para prosseguir.

    Após a instalação dos paconte você será solicitado a responder as seguintes perguntas:
    • Criar disco USB de emergência? Skip
    • Mouse? Pressione Enter para aceitar o padrão
    • Hora? Digite 1 e Enter para selecione seu fuso horário, em seguida Enter para confirmar;
    • Lilo: instalar automaticamente. Na resolução selecione 800x600 a 32k só para evitar erro no boot caso seu chipset não seja suportado.
    Pronto! Reinicialize seu Netbook e o Lilo deverá exibir as opções Windows e Linux.

    Atualizando o Slackware


    O Slackware segue a filosofia de distribuição estável, sendo assim não é necessário ficar atualizando seu sistema constantemente, verificar as atualizações após a instalação já é o suficiente.
    Para atualizar o Slackware siga os seguintes procedimentos.

    1. Precisamos selecionar um mirror de onde o Slackware irá pesquisar por pacotes. Abra um terminal e execute o comando:

    $nano /etc/slackpkg/mirrors

    Procure por um mirro ftp ou http, se sua rede estiver sob um firewall escolha uma http, prefira os que possuem uma conexão maior, 1Gbit por exemplo. Procure a linha adequada a sua versão e descomente essa linha, apagando o símbolo # no início.

    Pressione CTRL + O, para salvar e em seguida Ctrl + X para sair e um Y, seguido de Enter, para Sair do documento.

    2. Digite o seguinte comando, para atualizar a lista dos pacotes:

    $slackpkg update

    3. Após atualizar a lista de pacotes, atualize o seu sistema com o comando:

    $slackpkg upgrade-all

    Pronto seu sistema está atualizado!

    Desempenho do Sistema

    Com a configuração de hardware mencionada no início do tutorial o Slackware 13.1x64 executa de forma satisfatória suportando os efeitos visuais do novo KDE. O mesmo já vem com os drivers de suporte ao vídeo, áudio e wireless e reconhecimento das teclas de atalho do teclado.

    Opções de Uso

    Foram executados testes com o Eclipse, e serviços como o MySQL e Apache Tomcat, a máquina não foi feita para ser uma workstation, lógico, mas para as necessidades de viagem de curto período ou mesmo para o dia-a-dia da faculdade é uma ótima opção de baixo custo e portabilidade por isso eu recomendo o PHN 10303 ou equivalente.

    Contribua com este trabalho fornecendo um feedback através dos comentários ou tirando suas dúvidas. Compartilhe!

    Atualizações