Aprenda a instalar o Slackware em dual boot com Windows utilizando um pendrive de boot de 2GB.
Este tutorial foi escrito admitindo que no dispositivo não possui drive de DVD e apenas uma unidade de disco (HD) com o Windows de fábrica
Introdução
Slackware Linux é a mais antiga e conhecida distribuição GNU/Linux ainda em evidência. Criada e mantida por Patrick Volkerding, tem como característica a simplicidade e estabilidade, alcançando o padrão de distribuição mais Unix-like, pois coloca seus usuários nas camadas de configuração em console de modo texto para uma total personalização do ambiente.
Além de seu uso profissional, é considerado também como uma distribuição de nível acadêmico, mantendo uma vasta documentação atualizada em sua raiz, para os usuários que necessitem de maior conhecimento para dominá-lo, mantém-se leve e robusta e todos os seus lançamentos são estáveis, trazendo consigo a mesma estrutura de organização e gerenciamento de pacotes, contendo todos os pacotes necessários para montar servidores e desktops sem a necessidade de downloads de pacotes adicionais.
Os releases do Slackware são oficialmente mantidos para a plataforma Intel x86, AMD x86-64, IBM S/390 e processadores de arquitetura ARM.
Referência: Wikipédia.
Instalação
Se você pretende iniciar no mundo Linux em grande estilo, seja como desenvolvedor, administrador de sistemas ou um usuário avançado, o Slackware é a opção certa. Cientes da missão e do mundo de possibilidades que nos espera vamos iniciar com a instalação.
Características do Netbook
Como prova de que o Slackware é uma versão leve vou utilizar um netbook simples com as seguintes característcas:
Monitor: 10.1" SVGA@1024x600
Processador Intel Aton N450 @ 1.66Ghz com chipset Intel NM310
Memória RAM: 2GB DDR2 667Hz
Áudio: Realtek
HD: 250GB, 5400RPM
Leitor de Cartões: SD, MMC, MS, MS-PRO
Material necessário
Perdrive 2.0GB
DVD ou ISO do Slackware 13.37x64 (current) ou Slackware 13.37 i386(current)
Defraggle
Unetbootin-windows
Procedimentos
1º Passo - Criando um Pendrive de Boot do Slackware
Certifique-se que seu pendrive não possui dados importantes e formate-o utilizando o sistema de arquivos FAT32.
- No Windows 7, clique com o botão direto sobre o ícone do dispositivo em seguida clique em Formatar... aguarde a conclusão.
Dica: Utilize um emulador de ISO ou extraia o conteúdo utilizando um descompactador (7zip), você poderá executar os procedimentos fazendo referência ao diretório onde a ISO foi descompactada, desta forma você economiza dinheiro com DVD e não agride ao meio ambiente. :v
- Marque a opção Imagem de disco clique no botão [...] e localize e selecione o arquivo usbboot.img na pasta "usb-and-pxe-installers" do DVD de instalação;
- Na opção Unidade selecione a letra correspondente ao seu pendrive, verifique através do Windows Explorer para não apagar uma unidade de disco local;
- Clique em OK.
A pasta Source corresponde ao código-fonte do Slackware necessário para a compilação do Kernel em algumas casos de configurações e instalação de novos drivers, para a instalação do código utilize um pendrive com mais de 4GB.
Após o término da cópia dos arquivos teremos um pendrive de instalação do Slackware.
2º Passo - Particionamento do HD no Windows 7
Instale o Defraggler, e em seguida execute-o para desfragmentação do seu HD, aguarde a conclusão...
Obs: A desfragmentação do disco permitirá que o sistema disponibilize mais espaço livre para o processo de diminuição do volume do Windows.
Após desfragmentar o HD vamos particioná-lo alocando espaço na partição do Windows.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu Computador em sua Área de Trabalho, em seguida clique em Gerenciar;
- Na janela do Gerenciador de Discos clique sobre a opção Gerenciamento de discos em seguida clique com o botão esquerdo do mouse sobre a Unidade/Partição onde deseja obter espaço (neste caso do Windows) para o Slackware e selecione a opção Diminuir Volume;
- Recomendo algo em torno de 40GB, pois deste valor ainda vamos reservar o espaço para a swap, clique no botão "Diminuir".
C:\ Windows 7
D:\ provável swap (1GB)
E:\ provável / (EXT3 ou 4 38GB)
3° Passo - Instalando o Slackware a partir do pendrive
Plug o Pendrive, reinicie o dispositivo e entre no SETUP. Geralmente durante o POST (processo de teste do hardware para inicialização) é possível acessar o Setup da placa-mãe pressionando a tecla Delete, F2 ou F12 consulte o manual do seu fabricante. No netbook Philco é F2.
- Na seção Boot, verifique se a opção de Boot através de dispositivos removíveis está ativada.
- Pressione F10 para salvar as alterações e sair. Seu computador reiniciará.
- Novamente durante o POST pressione F10 ou F8, geralmente estas teclas possibilitam a escolha do dispositivo ao qual deverá ser realizado o Boot, consulte o manual do fabricante.
- Selecione o dispositivo USB, e pressione ENTER. Nesse momento aparecerá a tela do Loader do UNetbootin.
- Pressione ENTER e será realizado o carregamento de um kernel que finalizará com um prompt de instalação do Slackware.
- Pressione ENTER novamente e o kernel do Slackware será carregado. Esta etapa costuma demorar bastante, então aguarde pacientemente...
Após o carregamento do Kernel você será solicitado a selecionar o layout de teclado:
- Digite 1 pressione ENTER;
- Selecione qwert/br-abnt2.map e pressione ENTER para confirmar;
- Em seguida será solicitado que teste seu teclado, verifique se o "ç" está aparecendo corretamente, em caso negativo Digite 2 para selecionar outro layout, em caso positivo digite 1 e ENTER para continuar.
cfdisk /dev/sda
- Selecione a partição reservada para a swap, selecione a opção FORMAT, será exibida uma lista de sistems de arquivo, digite o número correspondente a LINUX SWAP e pressione ENTER.
- Selecione a partição reservada para a instalação do Slack, selecione a opção FORMAT, em seguida digite o número correspondente ao formato desejado EXT2, EXT3,... e pressione ENTER.
- Selecione a opção WRITE, pressione ENTER e em seguida QUIT.
- Tecle 1 para entrar na lista e em seguida ENTER;
- Escolha o layout de Teclado "br-abnt2.map", pressione ENTER;
- Tecle 1 para confirmar o layout sem realizar testes, em seguida pressione ENTER;
- No menu que surgir selecione a opção ADDSWAP o sistema identificará automaticamente a partição com esta formatação, pressione ENTER para aceitar;
- Pressione ENTER para Formatá-la sem verificação por BAD BLOCKS;
- A tela seguinte lhe solicitará a escolha da partição onde o sistema será instalado, escolhida automática mente a partição formatada em pressione ENTER para aceitar a partição escolhida;
- Pressione ENTER novamente para formatar a partição;
- Pressione ENTER para adicionar / ao /etc/fstab.
- Pressione ENTER caso queira acessar o windows através do Slackware.
- Selecione a partição, pressione ENTER;
- informe o ponto de montagem. Ex. /windows e pressione ENTER.
Selecione a opção 2 (Install from a hard drive partition) e pressione ENTER.
Execute o comando (digite-o e pressione Enter)
/dev/sdb1
Em nossa configuração este é o pendrive, caso não tenha seguido nossa configuração deixe o campo vazio pressione ENTER e uma lista de partições será exibida, selecione a que você identificar como sendo seu pendrive.
Nota: No linux as unidades de disco são identificadas por um sdxn com (x = a, b, c... e n = 1,2,3...) onde 'a' é sempre o disco primário e 'n' indica a partição.
Informe agora a pasta onde estão os arquivos de instalação. Digite: slackware64 e pressione ENTER.
Na tela seguinte selecione os pacotes que deseja instalar, caso queira seu Slackware em português marque a opção KDEI. Se preferir, economizar espaço poderá após a instalação do Slackware instalar o pacote kde-l10n-pt_BR-4.4.3-noarch-1.txz localizado no diretório /slackware64/kdei do DVD de instalação com o comando:
$installpkg kde-l10n-pt_BR-4.4.3-noarch-1.txz
- Desmarque a coaixa Linux Kernel source se você está utilizando o pendrive de 2G e não copiou a pasta Source.
- Na tela seguinte será exibido a escolha do "Modo de Instalação" por padrão é o modo full, pressione ENTER para prosseguir.
Após a instalação dos paconte você será solicitado a responder as seguintes perguntas:
- Criar disco USB de emergência? Skip
- Mouse? Pressione Enter para aceitar o padrão
- Hora? Digite 1 e Enter para selecione seu fuso horário, em seguida Enter para confirmar;
- Lilo: instalar automaticamente. Na resolução selecione 800x600 a 32k só para evitar erro no boot caso seu chipset não seja suportado.
Atualizando o Slackware
O Slackware segue a filosofia de distribuição estável, sendo assim não é necessário ficar atualizando seu sistema constantemente, verificar as atualizações após a instalação já é o suficiente.
Para atualizar o Slackware siga os seguintes procedimentos.
1. Precisamos selecionar um mirror de onde o Slackware irá pesquisar por pacotes. Abra um terminal e execute o comando:
$nano /etc/slackpkg/mirrors
Procure por um mirro ftp ou http, se sua rede estiver sob um firewall escolha uma http, prefira os que possuem uma conexão maior, 1Gbit por exemplo. Procure a linha adequada a sua versão e descomente essa linha, apagando o símbolo # no início.
Pressione CTRL + O, para salvar e em seguida Ctrl + X para sair e um Y, seguido de Enter, para Sair do documento.
2. Digite o seguinte comando, para atualizar a lista dos pacotes:
$slackpkg update
3. Após atualizar a lista de pacotes, atualize o seu sistema com o comando:
$slackpkg upgrade-all
Pronto seu sistema está atualizado!
Desempenho do Sistema
Com a configuração de hardware mencionada no início do tutorial o Slackware 13.1x64 executa de forma satisfatória suportando os efeitos visuais do novo KDE. O mesmo já vem com os drivers de suporte ao vídeo, áudio e wireless e reconhecimento das teclas de atalho do teclado.
Opções de Uso
Foram executados testes com o Eclipse, e serviços como o MySQL e Apache Tomcat, a máquina não foi feita para ser uma workstation, lógico, mas para as necessidades de viagem de curto período ou mesmo para o dia-a-dia da faculdade é uma ótima opção de baixo custo e portabilidade por isso eu recomendo o PHN 10303 ou equivalente.
Contribua com este trabalho fornecendo um feedback através dos comentários ou tirando suas dúvidas. Compartilhe!