segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Flash 64bits e Firefox x64 no Windows

Tutorial de instalação do flash player 64bits e Firefox x64 no Windows XP e Vista. Aproveite todo o potencial do seu processador e da sua placa de vídeo.

Mesmo com o lançamento das versões de 64bits do flash player, no Windows não há suporte oficial do Firefox e Chrome 64bits.


A Adobe(tm) disponibiliza uma versão do plugin Flash Player para os Navegadores Internet Explorer, Mozilla e outros para os sistemas operacionais de 64bits Window, Linux e Mac em


Removendo os plugins de 32bits
  • Antes de tudo remova os plugins do flash instalados em sua máquina: Painel de Controle >> Programa e Recursos >> Remover Flash Player;
  • Usuários do Linux deverão deletar o plugin manualmente na pasta plugins do mozilla ou na lib do sistema.
      Instalação do Firefox 64bits e Flash Player 64bits no Windows XP e Vista

      Firefox

      Para clientes do Windows há uma versão beta do Mozilla que opera nativamente à 64bits de codinome Namoroka.

      Downloads:
      • Instale o Namoroka, em seguida instale o plugin do flash.
      • Inicie o navegador e verifique se reconheceu o plugin: Ferramentas>>Componentes>>Plugins
      Nota: Em alguns sites que verificam a versão do navegador como forma de oferecer uma experiência do usuário apropiada, como o "novo" yahoo! mail ou o Orkut, é necessário alterar uma configuração do Namoroka para que o mesmo seja identificado como Firefox. ;)
      1. Na barra de endereço digite: "about:config" sem as àspas
      2. Caso seja solicitado a confirmação de que você sabe o que está fazendo, confirme!
      3. No campo "filter" digite: "Namoroka"
      4. Na propiedade general.useragent.extra.firefox dê dois cliques e substitua o texto "Namoroka" por "Firefox" clique em OK e reinicie o navegador.
      Internet Explorer

      Em sua versão 64bits o Windows disponibiliza uma versão alternativa do Internet Explorer x64. Após remover os plugins do flash 32bits instale a versão de 64bits.

      E a placa de vídeo/aceleração de hardware?

      O Flash player possui novas implementações que utilizam instruções da placa de vídeo no processamento de gráficos tornando o visualização de vídeos HD e jogos mais rápida, enquanto que no Internet Explorer possui o ActiveX, do qual o flash se beneficia.

      Downloads:

      Desempenho

      Estou utilizando tanto o Firefox Namoroka como o Internet Explorer ambos nas versões 64 bits. O Namoroka tem se mostrado bem eficiente no gerenciamento de memória,  é possível notar uma certa lerdesa na comunicação com o flash player e seu processamento ainda é bastante alto para situações simples. Estou apenas blogando e o mesmo está consumindo 15% de processamento e 95MB.

      O Internet Explorer tem se mostrado bastante rápido, sua comunicação com o Flash não deixa a desejar, apesar de executar o plugin do flash em processos separados utilizam processamento e memória compartilhada.

      Não pude verificar o uso da aceleração de hardware pois não tenho uma placa de vídeo dedicada, mas ao gerenciar mais de 800MB de memória  compartilhada com picos de 50% de processamento sem nenhum problema.

      Maiores informações:
      http://labs.adobe.com/technologies/flashplayer10/
      http://www.mozilla-x86-64.com/

      Dúvidas? Sugestões? Comente! Compartilhe este post.

      Atualizações